Aposte nas frutas para manter os dentes saudáveis nas férias

Por Cláudio Gouveia - ter 08 jan, 11:45 am

As mais fibrosas e consistentes ajudam a limpar o dente e são uma alternativa à escovação

Para muita gente, verão é a época de férias e viagens. Mas para a diversão não se transformar em problema, todos os detalhes precisam ser planejados – inclusive os cuidados com os dentes. Não, você não ouviu errado. É cuidado com os dentes mesmo. Então, não adianta apenas checar se o protetor solar ou os óculos escuros estão na bolsa. Frutas também serão bem-vindas.

Elas são grandes aliadas para quem quer manter os dentes saudáveis sem abrir mão dos prazeres gastronômicos das férias. As mais fibrosas e consistentes ajudam na limpeza do dente e podem ser uma alternativa de emergência à escovação.

“A própria ação mecânica da fruta passando no dente ajuda na limpeza. A maçã é a melhor, mas pode ser qualquer fruta mais durinha. A própria cenoura crua é maravilhosa para isso. E aquele tipo menorzinho, que parece uma miniatura, geralmente agrada às crianças”, disse.

A dentista Andrea Giestas sugere que as frutas sejam levadas como lanche em qualquer passeio mais longo. Na praia, leve-as cortadas e geladas em um recipiente com gelo. Assim, além de ajudar na limpeza, elas podem ser uma boa alternativa aos picolés e sorvetes.

“As crianças adoram a fruta geladinha no calor. E, cortadas, não dão nem trabalho para comer. Se entre cada picolé que a criança toma, nós dermos uma fruta, ela vai diminuir o consumo de açúcar e ainda limpar os dentes. Por isso o ideal é ir alternando entre um e outro”, explicou a dentista.

Férias é também tempo de sair da rotina, o que quase sempre significa não ter hora certa para comer, incluir petiscos fora de hora na dieta e não controlar tanto a ingestão de doces e guloseimas.  Mas quem é que leva a escova de dente para a praia, clube ou restaurante?

Segundo a dentista, ninguém precisa chegar ao ponto de escovar os dentes no meio da praia para manter uma boa saúde bucal. “É muito difícil carregar a escova de dente para todos os lugares nas férias. Mas na falta dela, a gente pode tomar alguns cuidados, como deixar o refrigerante para as festas e ocasiões especiais. Além do açúcar, ele tem ácidos que podem causar erosão nos dentes”, explicou.

A regra de ouro continua sendo evitar ao máximo o consumo de açúcares, que provocam as cáries. Trocar o chiclete pela sua versão sem açúcar ou pedir frutas como sobremesa no restaurante são sempre  ótimas alternativas.

Por uma boca saudável

Fruta como aliada

Na limpeza
Frutas como maçã, pera, manga, goiaba e abacaxi, além de legumes como a cenoura crua, são alimentos fibrosos e consistentes que ajudam, pela própria ação mecânica  da mastigação, na limpeza dos dentes

Alternativa
Se vai ficar muito tempo fora de casa, leve frutas como lanche e dê preferência a elas
na sobremesa – principalmente quando não é possível escovar os dentes após a refeição

No lugar do açúcar
Leve para a praia e piscina frutas picadas num isopor com gelo. As crianças costumam gostar da alternativa gelada, que pode substituir o picolé. Se seus filhos (ou você) não quiserem abolir a guloseima, coma as frutas entre os picolés – isso vai evitar os exageros de açúcar e ainda ajuda  a limpar os dentes

Faça trocas inteligentes

Nas bebidas
No verão, hidratação é fundamental. Dê preferência à água, suco de fruta e
água de coco. Evite refrigerantes – além de açúcares, eles têm ácidos que, em excesso, podem causar cárie e erosão dental

Chiclete
Use a versão sem açúcar, principalmente após as refeições. Eles também ajudam na limpeza dos dentes

Cuidados

Prevenção
O melhor jeito de evitar problemas nas férias é ter uma rotina de higiene durante o ano. Escove os dentes após cada refeição, use fio dental, escove a língua para retirar resíduos e vá ao dentista a cada 6 meses

Se o problema aparecer
Não espere o fim da viagem. Se sentir qualquer incômodo ou dor, procure um dentista – o seu ou um outro na cidade onde você está passando férias

Fonte: Gazeta Online

Comentar