Frutas vermelhas combatem envelhecimento, câncer e outras doenças

Por Cláudio Gouveia - seg 08 jul, 7:30 pm

Superalimentos são ricos em antioxidantes e vitaminas C e E

Frutas vermelhas combatem envelhecimento, câncer e outras doençasDonas de cores vibrantes, as frutas vermelhas, além de saborosas, fazem um bem gigante para a saúde. Isso porque as também chamadas berries (em inglês) são capazes de evitar oenvelhecimento precoce, reduzir os riscos de diabetes, câncer e doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão.

Parece uma maravilha, e é! Segundo a nutricionista da rede Mundo Verde Flávia Morais, esses benefícios são refletidos no corpo graças a algumas propriedades presentes nessas frutinhas. “Elas são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonóides, além de concentrar alto teor dasvitaminas C e E. Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo”, explica a especialista.

Esses superalimentos têm cascas cujas colorações vão de vermelho a arroxeado. Alguns exemplos deles são a amora, a framboesa, o morango, a cereja, a uva escura, a cranberry, o açaí, a romã, a ameixa, a jabuticaba e o pouco conhecido mirtilo. Também entra nessa classificação a novidade no mercado brasileiro goji berry.

A quantidade diária de consumo das frutas vermelhas, segundo a nutricionista, deve ser de três a cinco porções, de preferência variadas e in natura, para evitar o desperdício de algumas propriedades. Uma boa dica é comê-las para substituir doces, que geralmente são excessivamente açucarados, enquanto elas são adocicadas e muito mais saudáveis.

Fonte: Bolsa de Mulher

Comentar