Chocolate magro tem suco de frutas no lugar da gordura

Por Cláudio Gouveia - ter 13 nov, 2:11 am

Pequenas mudanças nos ingredientes permitem saborear a guloseima sem culpa

Quem já fez qualquer tipo de dieta sabe que o chocolate é um dos primeiros alimentos que deve ser riscado da lista do que se pode consumir livremente. Mas, e se alguém inventasse um novo tipo de chocolate que tivesse metade das calorias e fosse igualmente saboroso?

O que parece um sonho está perto de se tornar realidade. De acordo com a notícia do jornal australiano Sydney Morning Herald, pesquisadores britânicos descobriram uma maneira inovadora para que os chocólatras possam aproveitar o doce sem precisar se preocupar com os quilinhos extras.

O Dr. Stefan Bon e seus colegas do departamento de Química da Universidade de Warwick, na Inglaterra, são os responsáveis pelo desenvolvimento do chocolate sem culpa. E o segredo deles é bastante simples: substituir metade das gorduras tradicionalmente adicionadas ao chocolate por gotículas de suco de frutas.

Dessa maneira, a versão magra da guloseima mantém suas características mais marcantes que conquistam a todos – como o sabor, a textura e o derretimento – com muitas calorias a menos, é o que aponta o estudo publicado pelo grupo de pesquisadores no periódico Journal of Materials Chemistry.

Dr. Bon, o pesquisador que liderou o projeto, declarou que o conceito de um chocolate magro surgiu a cinco anos atrás. Desde então, sua equipe vem trabalhando em diferentes formulações, o que os levou a descobrir que, ao infusionar suco de laranja ou cranberry ao chocolate ao leite, amargo ou branco, era possível eliminar 50% da manteiga de cacau e das gorduras do leite que costumam fazer parte da receita tradicional.

“É a gordura que dá ao chocolate todas as sensações que as pessoas adoram – a textura cremosa e a maneira como derrete na boca – sem deixar de ser firme quando é quebrado. Descobrimos uma maneira de manter as características que fazem com que o chocolate seja assim, mas utilizamos suco de frutas no lugar da gordura”, explica o líder do projeto.

Segundo o Dr. Bon, sua equipe já sabe exatamente quais são os ingredientes e as técnicas necessárias para desenvolver o chocolate mais saudável. O que eles aguardam no momento é o interesse de uma empresa do ramo alimentício para que se possa iniciar a fabricação das barras de chocolate com menos gorduras em larga escala.

Fonte: Toda Ela

Comentar