Dicas quentinhas para consumir frutas nos dias mais frios

Por Cláudio Gouveia - qua 10 jul, 9:10 am

Dicas quentinhas para consumir frutas nos dias mais friosCom as temperaturas mais baixas do outono, dá vontade de atacar pratos quentinhos e saborosos. O problema é deixar de lado os alimentos frescos, como as frutas. Elas não podem faltar no cardápio, pois são muito importantes para manter uma alimentação balanceada, nutritiva e saudável.

Você pode consumi-las in natura ou em receitas quentinhas (assim espantará o frio). Assadas ou cozidas ficam uma delícia! Você pode também incluí-las em cremes, bolos e geleias (sem açúcar, é claro). Vale até usá-las em fondue de chocolate light! Só um detalhe: “O processo de cocção faz com que parte do conteúdo nutricional seja perdido, por isso, tente reaproveitar tudo o que a fruta oferecer, como suco e calda”, aconselha Daisa Pinhal, nutricionista do Oba Hortifruti.

Aproveite as frutas da estação. Abacaxi, ameixa, melão e banana estão no auge de suas produções. Elas estão mais saborosas, aromáticas e com preços mais baixos.

abacaxi tem só 48 calorias em 100 g. É rico em vitamina C, antioxidante que dá uma boa turbinada no sistema de defesa do organismo. “Tem também magnésio, que ajuda na regulação da atividade muscular do coração”, afirma a especialista.

Você gosta de ameixa? É bem magrinha: cerca de 100 g da fruta contêm 46 calorias. Ela tem alta taxa de fósforo, mineral que combate a fraqueza geral do corpo e faz bem para a memória.

Melão ajuda na hidratação. Também pudera! Ele é composto por 80% de água. E tem só 36 calorias em 100 g. Possui minerais importantes para a saúde, como potássio, sódio e magnésio.

E a banana também deve ser incluída no seu cardápio. Ela é um pouquinho mais calórica do que as outras frutas citadas aqui: 89 calorias em 100 g. Um de seus componentes mais importantes é o cálcio, que é fundamental para a saúde dos ossos.

Fonte: M de Mulher

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