Aprenda a higienizar frutas e verduras

Por Cláudio Gouveia - ter 08 jan, 11:02 am

Os cuidados com a higiene das frutas e verduras devem ser levados muito a sério. Essa prática pode evitar contaminações no organismo associadas à má higienização dos alimentos. Por isso, saber quais os passos básicos da higiene ideal para cada um, e aplicá-los no dia a dia é fundamental. Mas qual a melhor solução a utilizar? Vinagre, cloro, detergente ou bastante água corrente?

Lavar as frutas apenas com detergente, por exemplo, não é o suficiente, e também podem deixar resíduos químicos se não forem enxaguadas muito bem. O ideal é que as frutas sejam lavadas em água corrente e abundante e, em seguida, deixadas em imersão em hipoclorito de sódio ou água sanitária por 30 min.

As frutas que serão consumidas sem casca ou que serão submetidas a altas temperaturas não precisam passar por esse procedimento, com exceção das que vão ser utilizadas para fazer sucos.

Já as verduras e hortaliças, muitas pessoas costumam deixá-las de molho em água com vinagre, o que não é capaz de fazer a desinfecção total. Para eliminar as bactérias das folhas, deve-se usar a solução de hipoclorito de sódio com água, e depois enxaguá-las novamente em água corrente.

Para fazer a solução que as frutas serão deixadas de molho, mistura-se uma colher de sopa rasa de água sanitária, ou duas colheres de sopa rasas de hipoclorito de sódio, em um litro de água.

Aproveitamos para dizer, que pensando na sua saúde e segurança, os Mercadinhos São Luiz prezam pelo total cuidado na higienização das frutas e verduras. Todas as frutas disponíveis em nossas lojas, por exemplo,  passam por rigorosos processos de higiene a fim de garantir a sua saúde e bem estar.

Contudo, para uma completa higienização, os produtos não devem deixar de ser lavados ao serem levados para casa, pois o estado de limpeza das frutas e verduras depende de condições adversas, como o manuseio das frutas e verduras no momento da escolha.

Fonte: Mercadinho São Luiz

Comentar