Pessoas que comem frutas e vegetais são mais otimistas sobre o futuro

Por Cláudio Gouveia - ter 05 fev, 9:41 am

Antioxidantes podem ter efeito desestressante e colaborar para uma vida mais feliz

Pessoas que comem frutas e vegetais são mais otimistas sobre o futuroAgora você tem mais um motivo para comer seus vegetais e frutas: cientistas descobriram que inclui-los no cardápio aumenta o otimismo e pode desestressar.

Pesquisadores da Harvard School of Public Health coordenaram o estudo que mostrou que individuos mais otimistas tem níveis maiores de componentes de plantas, chamados carotenoides, no sangue. A causa provável é que os antioxidantes, do qual os carotenóides são uma forma, ajudam outras moléculas do corpo a produzir radicais livres, que podem danificar as células e contribuir para doenças.
Para realizar o estudo, foram avaliadas as concentrações sanguíneas de nove tipos de antioxidantes, incluindo carotenoides como o beta-caroteno e vitamina E, de cerca de mil homens e mulheres com idades entre 25 e 74 anos.  Os participantes preencheram um questionário sobre suas atitudes e tiraram amostras de sangue. Também foi medido o nível de otimismo do grupo.
Ao final, foi descoberto que pessoas mais otimistas tinham cerca de 13% a mais de concentração de carotenoides no sangue. Aqueles que comiam entre uma e duas porções de frutas e vegetais por dia eram consideravelmente menos positivos que as pessoas que ingeriam entre três ou mais porções.
Isso pode ser parcialmente explicado porque os indivíduos que consomem vegetais costumam ter mais hábitos saudáveis, como não fumar, e pela existência de antioxidantes nestes alimentos, que reduzem os níveis de estresse.
Fonte: CenárioMT

Comentar